28 novembro 2009

ASSOCIAÇÃO LEONEL TRINDADE: acção meritória a merecer a nossa atenção

Dezenas de pessoas participam na Semana da Ciência e Tecnologia

Paleontólogos por um dia


A ALT - Sociedade de História Natural abriu as portas do Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia à comunidade. No sábado, dia 21, os visitantes que se deslocaram ao Polígono Industrial do Amial tiveram a oportunidade de compreender os processos de descoberta, escavação e transporte, bem como os métodos de preparação, limpeza e estabilização a que os ossos de dinossauros e outros fósseis são submetidos, antes da fase de estudo científico.

Compreendida a sequência e as técnicas, os aprendizes de paleontologia foram convidados a participar na preparação de alguns blocos contendo ossos de dinossauros e de tartarugas, usando métodos mecânicos de preparação como canetas percutoras, ultra-sons, entre outros.

Foram ainda observados numa lupa binocular digital ossos de pequenos vertebrados (mamíferos primitivos, embriões de dinossauros, tartarugas, peixes) e plantas fósseis, procedentes do concelho de Torres Vedras e sobre os quais se podem ver delicados pormenores. Esse equipamento permite observar o que acontece aos ossos dos animais e plantas após a sua morte e compreender à lupa as diversas formas de fossilização.
O número de participantes inscritos (42) foi superior ao esperado pelos responsáveis do laboratório, tendo aparecido maioritariamente alunos de escolas e famílias, que ali alargaram os conhecimentos sobre os fósseis descobertos no concelho. Ana Umbelino, vereadora do sector da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, foi uma das participantes na visita.

A iniciativa “Laboratório de portas abertas” surge integrada na Semana Ciência e Tecnologia 2009, um evento da Ciência Viva/Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica à qual a ALT - Sociedade de História Natural se associou.

De 21 a 27 deste mês, a Semana da Ciência foi comemorada com colóquios, exposições, cafés de ciência e actividades em laboratórios, envolvendo três centenas de instituições científicas, universidades, escolas, associações, museus e centros Ciência Viva de todo o país e “contribuindo para uma apropriação da ciência pelos cidadãos”.

Perante o interesse demonstrado, a ALT - Sociedade de História Natural pretende agora abrir pontualmente o laboratório, aos sábados, bem como passar a receber visitas de escolas de Torres Vedras e concelhos limítrofes.

As iniciativas irão sendo divulgadas em http://www.alt-shn.blogspot.com/.

[Notícia retirada do jornal BADALADAS de 27 NOV 2009]


(Foto tirada do blogue da ALT: http://alt-shn.blogspot.com/)

Sem comentários:

Enviar um comentário