28 novembro 2009

Em Dois Portos - Fonte histórica vandalizada


(Foto da notícia)

Destacamos esta pequena notícia no BADALADAS desta semana:

http://www.badaladas.pt/site/php/noticia.php?ide=2812&idr=300002&idn=27



Nas últimas semanas o riquíssimo património da freguesia de Dois Portos tem sido seriamente devastado e os furtos e actos de vandalismo parecem não terminar, pois agora foi a vez da pedra de armas da bonita fonte dos Morgados, na Patameira, edificada em 1638 nas imediações da serra do Socorro, próximo às ruínas da estalagem da Malaposta, onde durante a defesa das Linhas de Torres Vedras se instalou o general Cole.

O fontanário foi vandalizado, a cruz de pedra partida para extorquir o brasão do morgado da Patameira, que acabará certamente vendido numa feira ou antiquário a qualquer novo-rico que o colocará numa esquina duma casa, desprezando 400 anos de História.

A propósito deste monumento merece aqui destaque uma notícia de há cerca de 60 anos assinada por J. M. Cordeiro de Sousa, que podia ainda ser muito actual caso não fossem os amigos do alheio.

“Junto às ruínas de uma antiga muda, no sopé do alteroso monte a que o povo dá o nome de serra do Socorro e dele separado pela velha estrada de Lisboa, larga e empedrada (recentemente alcatroada)... ergue-se um pitoresco casal com suas casas de assistir, tendo a par uma pequena fonte onde se destacam as armas dos Oliveiras e dos Mirandas, encimadas por uma cruz com as iniciais de Jesus, Maria e José e por baixo a seguinte inscrição: LLVIS FRco DE OLIVEIRA DE MIRANDA E DONA LVIZA DE TAVORA SORS DOS MORGADOS DOLIVEIRA E MIRDa MÃODARÃO FAZER ESTA FOMTE ACABOV SE EM OVTVBRO 1638 – MANOEL NVNES PEDREIRO A FES “.
Luís Francisco de Oliveira Miranda era filho de Martim Afonso de Oliveira e Miranda, senhor do morgadio da Patameira, instituído por volta de 1400 por Martim Afonso da Charneca.

Miguel Vasconcellos Guisado


Todos somos poucos para proteger o nosso património construído.

Sem comentários:

Enviar um comentário