04 setembro 2010

ADIVINHA...

Este texto foi retirado hoje do site da Câmara Municipal de um concelho bem perto de nós.
Adivinha: de que Câmara estamos a falar?

«GABINETE DE PATRIMÓNIO HISTÓRICO E ARQUITECTÓNICO
A principal atribuição do Gabinete de Património Histórico e Arquitectónico é a constituição da Carta Municipal de Património, documento sectorial que serve de base às orientações estratégicas autárquicas para esta área cultural.
Em articulação com os organismos da Administração Central e Regional, mas sobretudo com os agentes locais - principais garantes da preservação e valorização do património -, o Gabinete centraliza e disponibiliza a todos os interessados o Inventário Municipal de Património. Na actualidade, esta base de dados conta com perto de 1000 registos, a que se associa um conjunto amplo de informação complementar, desde aspectos básicos de caracterização patrimonial e histórico-artística, até à rigorosa georreferenciação.
Conhecer, preservar e divulgar a singular herança reunida no concelho de (…) são tarefas que impõem diferenciadas abordagens aos públicos do património: a publicação continuada de resultados de investigação, a definição e animação de rotas e circuitos de visita, a realização de exposições temporárias e de actividades pedagógicas ajustadas aos curricula da população escolar do município, são algumas das iniciativas desenvolvidas por este gabinete com vista a uma maior proximidade identitária entre as populações e os seus mais importantes referentes culturais.
Da área de actuação do Gabinete faz ainda parte a preservação e valorização do espólio do escultor Domingos Soares Branco, nome marcante da escultura contemporânea portuguesa da segunda metade do século XX. Composto por cerca de 13.000 peças, este espólio tem sido objecto de investigação, valorização e exposição parcelar.»
A quem adivinhar pedimos que nos acompanhe numa visita ao referido Gabinete, por um destes dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário