15 dezembro 2010

PATRIMÓNIO VIVO

 
As pessoas são o património mais importante de uma sociedade. Dizer isto, assim, é uma evidência mas pode ser mal entendida porque o conceito de "património" é aplicado correntemente a certos edifícios, a vestígios históricos, a tradições etnográficas ou a manifestações culturais consideradas relevantes.
Mas todo esse acervo patrimonial nada significa sem as pessoas que estiveram na sua origem ou que usufruem dele.

Isto vem a propósito de um desabafo que alguém nos transmitiu através do facebook e que nos sensibilizou por vir ao encontro do que já sentimos há muito tempo. De facto, temos tendência para relevar o património edificado e esquecer o património humano. Referimo-nos à preservação da memória de pessoas que deixaram marcas, quer pela actividade profissional quer por actos de altruismo ou de cidadania.
Esse é também um campo de acção que uma Asociação de Defesa e Divulgação do Património deve abordar: contribuir para a preservação da memória do património vivo que são as pessoas.

Em breve voltaremos ao assunto.
Para já, e porque se trata de textos públicos, transcrevemos o escrito que deu origem a este comentário, bem como a nossa resposta. É no diálogo que começa a preservação do Património.

Luisa Martins escreveu:
"BOM DIA ...Torres Vedras, minha cidade natal e dos meus antepassados...MEU AVÔ PATERNO,então Juiz da  Comarca do Tribunal de Torres Vedras, de seu nome , Francisco de Carvalho Martins, muito fez pela cidade... doando à Câmara desta cidade terrenos , todo o terreno da Escola Henriques Nogueira, as pracetas , onde puseram o busto do Dr Vilela, tb a de cima...e muito mais...A QUINTA de Santana onde o avô vivia, onde existia uma enorme Palmeira...Que está agora em frente ao TRIBUNAL...NEM UMA PLACA  ALUSIVA AO DR FRANCISCO CARVALHO MARTINS , puseram...Nomes de Ruas há  IMENSAS...de pessoas que nada fizeram pela Cidade...O DR JUIZ CARVALHO MARTINS, NEM NOME DE RUA NEM BUSTO ... POR ISSO MEUS SRS...NÃO TENHO ORGULHO NENHUM DE SER TORREENSE, NEM TÃO POUCO TODA A FAMÍLIA...HÁ MAIS: O MEU PAI FRANCISCO MARTINS OFERECEU TERRENO PARA O JARDIM ESCOLA JOÂO DE DEUS...ONDE ESTÁ O NOME DELE...E DEU DE COMER A MUITA GENTE...ALMA GENERORA COMO O SEU PAI . ENFIM AS PESSOAS TÊM A MEMÓRIA CURTA..".E A INVEJA É O NOSSO MAIOR INIMIGO " sempre foi e será...BOM DIA ,UM BEM HAJA PARA QUEM QUER QUE SEJA OU SEJAM...Quis partilhar convosco as injustiças de quem vive em cidades pequenas...NÃO DEIXO de ser Torreense, mas uma Torreense com mtas máguas!!!"

 A nossa resposta:
O seu desabafo bateu fundo em nós. Um dos aspectos que queremos tratar na nossa actividade de defesa e divulgação do Património tem a ver com AS PESSOAS e a sua HISTÓRIA, o património mais importante da sociedade. Temos um projecto em mente há muito tempo, mas somos poucos e não conseguimos dar conta de tanto que há para fazer. Trata-se de preservar as memórias de quem aqui viveu e marcou o seu tempo.
As suas palavras mostram como esse é um campo vasto que precisa de ser cultivado. Faz-nos impressão que a memória colectiva não preserve a lembrança de antigos e bons professores, médicos, sacerdotes, industriais, comerciantes e cidadãos aparentemente anónimos - estou a lembrar-me de operários da Casa Hipólito, por ex. - que morreram e foram rapidamente esquecidos. Porque ninguém os lembra...
Obrigado por nos interpelar!

1 comentário:

  1. Bom dia a todos,

    sou bisneto de Francisco Carvalho Martins.

    Quero apenas reforçar o que foi escrito pela Luisa e deizer-vos que partilho do seu sentimento de injustiça.


    Sinceros votos de bom trabalho e os meus melhores cumprimentos a todos,

    André Grilo

    ResponderEliminar