27 março 2011

PATRIMÓNIOS 6

A Antropologia Urbana
e a etnografia dos centros históricos-I
Enquadramento geral
(Publicado no jornal BADALADAS em 25 fev 2011)

Joaquim Ribeiro*

Ao ser convidado para escrever sobre o papel da Antropologia na análise de um centro histórico urbano, como o de Torres Vedras, que constitui uma memória colectiva das vivências do passado, confesso que o desafio não se apresentava fácil. Contudo, vamos tentar reflectir um poucouco sobre o papel que esta área de estudos pode desempenhar na compreensão daquele território da cidade.

No âmbito dos estudos urbanos que emergiram no início do século XX , nomeadamente através da Escola de Chicago, nos EUA, a Antropologia Urbana tem-se posicionado numa zona de fronteira entre as várias disciplinas que se debruçam sobre as problemáticas relacionadas com os locais edificados. Graça Índias Cordeiro sublinhou esse papel "híbrido"  durante o IV Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, em Setembro de 2009, ao lembrar que as cidades constituem um desafio para a investigação antropológica e obrigam a uma "flexibilidade de opções teóricas e metodológicas".  Referia-se à prática da etnografia em cidades contemporâneas, mas o mesmo se pode dizer quando falamos de centros históricos, pois obriga à reunião de saberes oriundos de outras disciplinas, como a Sociologia, o Urbanismo, a Filosofia, a Arqueologia, a História, a Arquitectura, a Engenharia, os Estudos Militares ou a Geografia.

Também Gilberto Velho se mostra convencido "de que um dos maiores interesses e fontes de estímulo para o que denominamos de Antropologia Urbana é o facto de ser inevitavelmente inter e multidisciplinar". Isto porque estudar um centro urbano, antigo ou moderno, numa perspectiva antropológica, deverá partir de uma base de análise da organização social do meio urbano numa dimensão ecológica. Diz aquele antropólogo brasileiro que "as relações entre as diferentes categorias sociais dão-se num processo dinâmico em que as variáveis económicas, políticas e simbólicas geram novos significados continuamente".

Fazer etnografia num centro histórico urbano coloca, portanto, dois deesafios. Por um lado trata-se de descobrir as representações simbólicas associadas ao espaço que, como é o caso de Torres Vedras, está claramente delimitado na sua área geográfica de acordo com a importância histórica e simbólica. Em conjunto com outras disciplinas que se dedicam aos estudos urbanos, será necessário identificar a função de cada um dos edifícios e estabelecer a sua importância social e política no tem­po em que esse mesmo território assumia centralidade urbana. Mas é necessário também saber que tipo de populações (elites sociais e outras) estavam estabelecidas no local, as actividades económicas, o exercício do poder, as práticas religiosas e as dinâmicas sociais.

Por outro lado, a actualidade é outra perspectiva de análise, mas nes­te caso estamos a falar de uma etnografia do presente, da vivência que existe, num espaço de memória do passado, entre os actuais moradores ou frequentadores. Aliás, estes dois tipos de presença humana num centro histórico podem definir que tipo de apropriação existe dos espa­ços cuja função é hoje diferente daquela que provocou a sua existência. O edifício que outrora serviu como residência de um abastado cidadão, pode ser hoje o lar de uma família carenciada; e a casa de um ilustre nobre do passado albergará, eventualmente, a sede de uma associação cultural. Outros edifícios, porém, manterão a mesma função original, como as igrejas. Para o etnógrafo, no entanto, interessa sobretudo co­nhecer as relações sociais que se estabelecem num território que ao lon­go do tempo foi tendo funções diferentes dentro da cidade. Há conceitos que importa explorar, como o de vizinhança, num espaço que se tornou num bairro e zona de interesse patrimonial, para além de destino turístico.

                                                                                                                                      *Mestre em Antropologia pelo ISCTE-IUL

Sem comentários:

Enviar um comentário