08 novembro 2011

RESTAURO DO CHAFARIZ DOS CANOS



Estamos a seguir com interesse e atenção o processo de requalificação do espaço envolvente e, de seguida, o trabalho de restauro do Monumento.

Temos realizado visitas de observação, algumas delas com o acompanhamento e as explicações do Arquitecto Tiago Baptista, Director do Projecto. Verificámos que as sondagens arqueológicas iniciais tinham alguns aspectos de abordagem que nos pareceram insuficientes e disso demos conta.
Fomos informados de que, pelo facto de terem surgido ossadas humanas, se tornou necessária nova e mais profunda abordagem. Dados os encargos financeiros que tal implica, os trabalhos foram suspensos para novo concurso e redefinição de financiamento.

Foram-nos facultados dois dossiês - copiados para um DVD que nos foi oferecido e que está à disposição dos nossos associados -  que constituem o Relatório do estudo e apreciação sobre o estado de conservação do Monumento. Lêmo-los com atenção e proveito. São documentos de grande valor (in)formativo. Com efeito:

1 - Foram elaborados por uma equipa de restauro da empresa NOVA CONSERVAÇÃO, que tem largo currículo neste tipo de trabalhos, como sejam as intervenções na Torre de Belém, no Claustro dos Jerónimos, na Porta Especiosa da Sé Velha de Coimbra ou no Convento de Cristo em Tomar.

2 - Resultam de uma metodologia de observação e análise baseada em modernos meios de pesquisa laboratorial e realizada de forma sistemática.

Continuaremos a seguir os trabalhos que se seguem e deles iremos dando conta neste espaço.
Ao Arquitecto Tiago Baptista e sua equipa, os nossos agradecimentos pela disponibilidade demonstrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário