29 agosto 2011

PATRIMÓNIOS 14

Publicado no BADALADAS em 26 Agosto 2011

PERSPECTIVAS DO CENTRO HISTÓRICO

Fotos de Mário Hipólito


Caminhando à chuva na rua da Cruz

Roupa a secar na travessa do Quebra-Costas




Duas portas, a mesma rua. Rua Guilherme Gomes Fernandes

28 agosto 2011

ESTAMOS DE VOLTA

Convento do Varatojo - Torres Vedras


Depois de alguns dias de interrupção, regressamos ao convívio com os amigos do Património.
Vamos ser mais assíduos, numa linha de FORMAÇÃO / INFORMAÇÃO, que seja um apoio útil aos que querem saber mais e assim contribuir para a preservação e o conhecimento do nosso valiosíssimo Património Cultural e Natural.

                                                                               * * *

«A defesa e a conservação dos bens culturais, hoje reconhecidas como uma incumbência fundamental do Estado, apoiam-se na sua ampla conjuntura política, social, económica, cultural e ecológica, sobretudo des­de a campanha do Ano Europeu do Património Arquitectónico, em 1975, a que Portugal aderiu1. O conceito abrangente de salvaguarda do património cultural é considerado, cada vez mais, como um modo de defesa global do ambiente que não se preocupa só com a protecção do espaço vital natural mas também com a do espaço vital colectivo, desenhado pelo homem no decurso da sua existência. Não faltam, por isso, normas e directivas internacionais, referendadas por organismos vocacionados para a preservação da identidade histórico-cultural, sobretudo pela UNESCO, pelo Conselho da Europa e pelo ICOMOS, entre outros, apelando todas para a preservação da herança natural e cultural da comunidade humana.»

 (1)    Em 26 de Setembro de 1975, o Conselho da Europa adoptou a Carta Europeia do Património Arquitectónico, também conhecida por Carta de Amesterdão.

in: CULTURA E PATRIMÓNIO, Virgolino Ferreira Jorge, Ed. Colibri e Câmara M. de Portel, Lisboa, 2005.

08 agosto 2011

A VELHA CASA VOLTOU ...


A casa que foi de Jaime Umbelino voltou à cor original. As fotos são de hoje.


05 agosto 2011

CHAFARIZ DOS CANOS EM OBRAS


 


A parte superior do Chafariz, com um matagal de ervas...

 
O Chafariz dos Canos vai para obras? É o que parecem dizer os dois grandes contentores que vimos há pouco, estacionados no largo fronteiro.

É claro que obras são obras e, como tal, incómodas. O que sugerimos aos responsáveis por elas é que nos informem sobre o que ali se vai fazer e qual o tempo de duração. 
É uma questão de delicadeza para com os visitantes, como alguns que por ali andavam hoje,  à procura do Chafariz - depois iam dar com aquele estaleiro, sem qualquer esclarecimento.

02 agosto 2011

EM QUE ANO TERÁ SIDO TIRADA ESTA FOTO?


Chafariz dos Canos - Torres Vedras - 1963

VISITA GUIADA AO CONVENTO DO VARATOJO


 
AS JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO
EM TORRES VEDRAS
Aceitando o desafio do IGESPAR, a Associação do Património de Torres Vedras vai participar nestas jornadas, integrando-se deste modo no Programa Nacional e Europeu.
Assim, no dia 24 de Setembro, sábado, das 15 às 17 H, faremos uma VISITA GUIADA AO CONVENTO DO VARATOJO: breve Apresentação, Igreja, Claustro e Mata Conventual.
Concentração junto à Portaria do Convento, às 14H45
Esta iniciativa é aberta a toda a população e não carece de inscrição prévia.



* * *


O que são as

 JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2011
23, 24 e 25 de Setembro
PATRIMÓNIO e PAISAGEM URBANA

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve cerca de 50 países, no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património. Neste sentido, cada país elabora anualmente, um programa de actividades a nível nacional, a realizar em Setembro, acessível gratuitamente ao público.
O IGESPAR IP, enquanto coordenador nacional das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO, propõe para 2011 o tema “PATRIMÓNIO e PAISAGEM URBANA”, pretendendo assim sensibilizar os cidadãos para a necessidade de proteger e valorizar as características da paisagem, nas cidades, vilas e aglomerados urbanos, entendida no seu sentido mais amplo. Património e Paisagem Urbana são indissociáveis, a partir do momento em que a ideia de paisagem urbana é abrangente e reflecte todos os valores sociais, naturais, culturais, urbanísticos, arquitectónicos e arqueológicos que aí se encontram. O Património e a Paisagem Urbana, nas suas múltiplas manifestações, documentando a história e o desenvolvimento da sociedade, contribuem, decisivamente, para a diferenciação de identidades. As cidades, vilas e aglomerados urbanos são recursos únicos que têm de ser protegidos e valorizados, apesar dos problemas que lhes são inerentes por serem organismos em constante transformação, como a desertificação dos centros históricos e tradicionais e a tendência para a descaracterização.
Com o objectivo de incentivar o conhecimento e a salvaguarda do Património das Cidades, nas JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO 2011, o IGESPAR IP convida e propõe às entidades que se associam a esta iniciativa, a implementação de acções e actividades que proporcionem ao público a sua vivência, estimulando a aproximação física e emocional das pessoas aos monumentos, conjuntos e sítios.
Com a finalidade de oferecer um leque vasto de actividades atractivas para o público, numa estratégia de investimento na identificação das comunidades com o património, o IGESPAR IP convida assim todos os Municípios, entidades públicas e privadas e, sobretudo, todas as instituições que partilham a responsabilidade do conhecimento, protecção e valorização do património e da paisagem a associarem-se a esta iniciativa.