27 maio 2012

OUTROS PATRIMÓNIOS

Há dias fomos até Montemor-o-Velho. O Castelo está bonito, espaços limpos e cuidados.










Igreja da Alcáçova:
























Fotos © J. Moedas Duarte

22 maio 2012

TRILHO DOS DINOSSAUROS DE TORRES VEDRAS?



Na colina fronteira às Termas dos Cucos, na face virada a norte, foi descoberto em 1996 um trilho de pegadas de dinossauro. Entretanto, depois de observação de especialistas, levantaram-se dúvidas sobre a sua caracterização rigorosa. Enquanto aguardamos uma conclusão fiável, vamos visitando o lugar, magnífico, com belas perspetivas sobre os arredores de Torres Vedras.
Andámos por lá no passado domingo, 20 de maio, numa iniciativa do Académico de Torres Vedras e trouxemos estes bonecos.













A aproximação mais acessível à lage das pegadas faz-se pelo Bairro Arenes. Junto ao restaurante Ferro o Bico vira-se para a direita e sobe-se a rua íngreme até ao fim do alcatrão. Depois é seguir pelo caminho de terra.
Recordamos que em Torres Vedras existe uma Associação Científica que se dedica ao estudo da Paleontologia. Endereço web: http://www.alt-shn.org/

17 maio 2012

Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova revela fragilidades

 Santa Clara-a-Nova



Santa Clara-a-Velha (ao fundo, nas duas fotos, Santa Clara-a-Nova)


Infelizmente, esta é a realidade que temos.
Dia 3 contamos estar em Coimbra, para visitar os dois edifícios de Santa Clara: "a-Velha", recentemente restaurado; e "a-Nova", que está em risco
Ver aqui:
Mosteiro de Santa-Clara-a-Nova revela fragilidades: em Coimbra

15 maio 2012

PASSEIO CULTURAL - 2/3 junho - Penacova e Coimbra


CONVITE 

Penacova, Penedo do Castro

Santa Clara a Velha - Coimbra

Aos sócios e amigos do Património de Torres Vedras

Vamos realizar o nosso PASSEIO CULTURAL anual nos próximos dias 2 e 3 de junho. Para o efeito solicitámos a colaboração da INALVA – Agência de Viagens, empresa com a qual encetámos uma parceria para a realização de Rotas Turísticas dedicadas ao nosso Património.

Assim, pomos à vossa consideração o PROGRAMA  que juntamos em anexo,  sugerido por nós, o qual abrange dois destinos muito bonitos e ricos de potencialidades histórico-culturais: Penacova e Coimbra.

O primeiro, Penacova, no dia 2, com visitas guiadas ao Mosteiro do Lorvão; conjunto monumental dos moinhos de Gavinhos; Moinho de Vitorino Nemésio, na Portela de Oliveira; Penedo do Castro; panoramas da Pérgula e Mirante Emídio Correia.

O segundo, Coimbra, no dia 3, parecerá talvez mais conhecido, mas estamos certos de que há razões para uma redescoberta valiosa. Referimo-nos ao Convento de Santa Clara a Velha, que nos habituámos a ver soterrado em lama nas margens do Mondego. Recentemente reaberto ao público, depois de alguns anos de restauro, é uma peça magnífica da nossa arquitetura medieval. Esta redescoberta de Santa Clara a Velha permite-nos olhar com outra perspetiva o Convento de Santa Clara a Nova, situado um pouco mais acima e onde se encontra o túmulo da Rainha Santa Isabel.

Este será o itinerário para a manhã de domingo. De tarde, depois de almoço livre, visitaremos:

·  O  CRIPTOPÓRTICO ROMANO, situado por baixo do Museu Machado de Castro, uma estrutura arquitetónica surpreendente e que pouca gente conhece.

·  A Sé Nova  e a Sé Velha, dois momentos arquitetónicos de grande significado da  História de Arte Portuguesa.





Criptopórtico de Coimbra

07 maio 2012

MAIS VIDA NO CENTRO HISTÓRICO - Último debate


CONVITE À PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS QUE SE PREOCUPAM COM A DECADÊNCIA DO CENTRO HISTÓRICO DE TORRES VEDRAS


- Economia e Inovação Social  
Ciclo "Mais Vida no Centro Histórico"


12 Maio Sábado 16 H 



 AUDITÓRIO MUNICIPAL (Av. 5 de Outubro) 



Neste último debate, que encerra o ciclo "Mais Vida no Centro Histórico", o tema a debater será o mais relevante para os comerciantes e outros agentes económicos e sociais sediados no Centro Histórico. As dificuldades sentidas pelo comércio de proximidade geram efeitos nefastos no seu contexto urbano, como o encerramento de lojas e serviços, o aumento do desemprego ou a desertificação do território.
Importa por isso identificar os problemas e pensar em soluções estratégicas e sustentáveis.

Por outro lado, para além das formas tradicionais de empreendedorismo, devemos estar atentos e reconhecer outras possibilidades de criação de valor, designadamente através da Economia Social.

Para facilitar a reflexão em torno destas questões e articular possíveis estratégias que permitam revitalizar a economia local e assim contribuir também para trazer mais vida ao nosso Centro Histórico, estarão presentes:

Armando Fernandes (Consultor de Negócios)

Mário Reis (Presidente da Direcção da ACIRO) 
http://www.aciro.pt/

Francisco Rodrigues (Gestor) 
http://maisvaletardedoquenunca.blogspot.pt/  




+ INFO: http://patrimoniodetorresvedras.blogspot.pt/p/mais-vida-no-centro-historico.html 
--