30 junho 2013

"PATRIMÓNIOS" no BADALADAS

Nº 41 - Publicado em 5 de Abril de 2013


Pesquisas no Centro Histórico -antigos Paços do Concelho
(4a parte)

Emanuel Carvalho
[ Assistente de arqueólogo ]

De entre o conjunto de intervenções arqueológicas levadas a cabo no Centro Histórico de Torres Vedras nas últimas duas décadas, realizadas sobretudo no contexto de obras de construção civil, municipais e pri­vadas, temos a destacar as escavações no edifício dos antigos Paços do Concelho.
Nesse local, durante as obras de reabilitação, foi recolhido em toda a área do piso térreo um vasto conjunto arqueológico de grande im­portância para a compreensão da história torriense.
A escavação total de um poço rectangular com 16 metros de pro­fundidade, usado até ao século XX para captação de água, veio a re­velar aos arqueólogos um espólio verdadeiramente extraordinário, não só pela qualidade como pela quantidade e variedade dos elementos encontrados. O poço encontra-se actualmente integrado no espaço dos antigos Paços do Concelho, podendo ser observado no pátio do piso térreo.

O facto da totalidade desse espólio se encontrar totalmente sub­merso permitiu que se conservassem, com grande parte das suas ca­racterísticas originais, diversos materiais e utensílios de origem orgâni­ca, tais como: baldes, partes de mobiliário, sementes, caroços de frutas e couro.
Surpreendentemente, foram também retiradas dezenas de peças de cerâmica completas, na sua maioria bilhas, certamente caídas no seu interior durante o trabalho de tirar água do poço, bem como milhares de fragmentos de outras peças que seguramente levarão anos de tra­balho moroso e paciente na execução de puzzles e posterior restauro.
Desse vasto espólio destaca-se uma jarrinha em cerâmica modela­da, engobada e brunida, com decoração a punção datada do século XVII, exemplar raro do barroco na arte cerâmica. Durante a limpeza do fundo, depositada numa concavidade, foi encontrada uma pequena bolsa de tecido que continha 25 moedas, na sua maioria de Dom Afonso V (século XV).
Através da datação cronológica dessas peças foi possível estimar que esse poço terá sido utilizado entre os séculos XIV/XV e XX, o que atesta o seu uso durante pelo menos cinco séculos. Também a área envolvente ao poço foi escavada, assim como todo o primeiro piso do edifício dos antigos Paços do Concelho.
Durante essas intervenções destaca-se a descoberta de várias estru­turas em alvenaria, muros, e uma canalização - tudo anterior ao sécu­lo XVIII - bem como um conjunto de silos de armazenamento de cereais ou frutos secos da época islâmica. Foram ainda encontrados nessa área níveis da época romana e da Idade do Ferro, atestando uma longa ocupação do sopé oriental do morro do castelo.
Este é assim um excelente exemplo de como se deve tratar o pa­trimónio arqueológico: o uso de metodologia e protocolos adequados para a intervenção em áreas históricas sensíveis, a fim de possibilitar escavações arqueológicas antes do início das obras; por outro lado, a criação de uma equipa motivada, que permita a obtenção de resulta­dos de grande qualidade.
Os trabalhos no interior do poço foram realizados por espeleólogos do Espeleo Clube de Torres Vedras, dirigidos pelos arqueólogos Gui­lherme Cardoso e Isabel Luna.


O autor escreve segundo a antigo acordo ortográfico. 

Sem comentários:

Enviar um comentário